A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou na quarta-feira, 10 de abril, em parceria com os municípios, a campanha de vacinação contra a gripe. A expectativa é vacinar de 90% da população-alvo de 13,2 milhões de paulistas definida para a campanha contra o vírus Influenza. Somente na região de Ribeirão Preto, 434,8 mil pessoas devem ser imunizadas.
Considerando apenas a região de Ribeirão Preto, a meta é vacinar mais de 163,1 mil idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais; aproximadamente 94,4 mil crianças com idade a partir de seis meses e até seis anos; cerca de 48,5 mil de profissionais de saúde; 13 mil gestantes e 2,1 mil puérperas (com até 45 dias após o parto), entre outros.
De acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país, a campanha ocorrerá em duas etapas. A primeira começou no dia 10, voltada a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e crianças a partir de seis meses e menores de seis anos. Nesta fase também haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes desse grupo.
Entre 22 de abril até o dia 31 de maio, serão vacinados na segunda etapa os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
No dia 4 de maio está programado o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8 às 17 horas.
