USP abre inscrição para mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público com 60 anos ou mais; veja como participar

Em sua 57ª edição, o programa 'USP 60+' completa 30 anos de atuação em 2024 e é realizado na capital paulista e nos campi do interior do estado de SP. São mais de 200 atividades em diversas áreas e as inscrições vão até o dia 20 de fevereiro.

Por G1

A Universidade de São Paulo (USP) abre nesta segunda-feira (29) as inscrições para o primeiro semestre de 2024 do programa ‘USP 60+’, destinado às pessoas com mais de 60 anos de idade.

A iniciativa disponibiliza mais de 4 mil vagas – divididas entre disciplinas regulares – oferecidas gratuitamente nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.

Em sua 57ª edição, o programa completa 30 anos de atuação e é realizado na capital paulista e nos campi do interior do estado de SP.

Segundo a USP, as inscrições seguem até o dia 20 de fevereiro. A consulta das vagas e as informações sobre como efetuar a matrícula será disponibilizada no site: cultura.usp.br/usp60.

São mais de 200 atividades em diversas áreas do conhecimento.

As atividades são nas seguintes áreas: produção audiovisual em comunicação digital; cultura e educação afro-brasileira e indígena; redação publicitária; direito tributário; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e política fiscal e orçamento público são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, dança de salão, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, trilha ecológica e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.

O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa.

“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado ao longo do curso de vida. Sabemos que esta é uma das características principais para você ter um envelhecimento saudável”, afirmou.

Para Dórea, outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações.

“Nós inovamos quando acrescentamos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro de sala de aula com os alunos da graduação”, declarou.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para