Na 11ª Sessão Ordinária, o vereador-presidente da Câmara, José Cláudio Inforçatti (Bicudo), apresentou Moção de Apoio, em nome do Legislativo de Monte Alto, ao governador João Doria, pela inclusão dos deficientes crônicos no plano de vacinação do Estado de São Paulo contra o coronavírus. A Moção foi aprovada por unanimidade e subscrita pelos demais vereadores da Casa
De acordo com o parlamentar, a pessoa com deficiência ou com doença crônica tem impedimento a longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, comprometendo sua participação plena na sociedade.
As pessoas com deficiência visual, paralisia cerebral ou autistas ficam mais suscetíveis às doenças, tendo em vista que eles não possuem condições de informar corretamente os sintomas apresentados pela Covid-19. Além disso, Bicudo justifica que “as pessoas com deficiência visual necessitam muito do tato para se locomoverem, o que os torna, também, muito suscetíveis à doença.”
“Solicitamos, encarecidamente, que nosso pedido seja incluído neste planejamento de vacinação o mais rápido possível e lembramos que o Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê o atendimento prioritário em questões de saúde pública”, justifica Bicudo.
O vereador justifica que o dever do Poder Legislativo é zelar pelo bem-estar da população, principalmente os que muitas vezes não têm voz e, dessa forma, solicita também o apoio da prefeita Maria Helena Rettondini, para que ela interceda junto a João Doria.