Vereadores reivindicam melhorias para a ‘Recicla Monte Alto’

Segundo caminhão da coleta cooperativa está parado por falta de equipamento de som
Encontro reuniu parlamentares, diretoras e secretário do Meio Ambiente

Acompanhados da cooperada e responsável pela cooperativa Recicla Monte Alto, Tatiane, os vereadores vice-presidente da Câmara, Donizete Morelli, o primeiro secretário, Paulo Carello, Dr. Fabrício Nogales e José Cláudio Inforçatti, ‘Bicudo’, estiveram reunidos com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nascibem, e com as diretoras Eliane Camilo e Ana Paula Borges Zilli, responsável pelo Pet Container e em busca de viabilizar melhorias para a Cooperativa.

Entre as reivindicações, os parlamentares solicitaram que o segundo caminhão de coleta, avaliado em mais de R$350 mil, entre em circulação o mais rápido possível. O veículo foi conquista da bancada do PSDB do município, partido do qual fazem parte os vereadores Dr. Fabrício Nogales, José Cláudio Inforçatti e Donizete Morelli que, junto a Paulo Carello e ao presidente da Câmara, Thiago Cetroni, requereram e conseguiram em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari.

Nogales e Carello estiveram visitando a cooperativa na semana passada, e notaram que o caminhão estava parado, pelo fato de que não há dinheiro o suficiente para instalar o equipamento de som.

Fábio Nascibem, após esta visita, propôs um encontro com os vereadores; nesta reunião, Donizete Morelli lembrou de sua emenda impositiva, destinada à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que poderá ser utilizada para a aquisição de equipamentos, viabilizando assim que o segundo veículo passe a circular.

Com base nestas medidas, foi aprovado, na segunda-feira, 6, o Projeto de Lei nº 1/2023, de autoria de Fabrício Nogales, que institui a campanha de conscientização sobre o melhor aproveitamento dos resíduos recicláveis, que será rapidamente executado pela municipalidade, com auxílio do secretário Fábio, para mapeamento da cidade e divulgação em todas as mídias.

De acordo com o texto, oferecer aos munícipes informações sobre a separação correta dos resíduos; conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, separação dos resíduos sólidos e descarte correto de resíduos para evitar riscos aos coletores; bem como informar a população sobre os dias e horários da coleto do lixo e da coleta reciclável.

A Prefeitura Municipal poderá, segundo Fabrício, constituir parcerias com a iniciativa privada, a fim de desenvolver em conjunto iniciativas e serviços correspondentes à campanha.

“No Brasil, apenas 3% do lixo é efetivamente reciclado, enquanto que o potencial é de 30%”, ressalta o parlamentar. “Cabe ao Poder Executivo, com o auxílio dos Legisladores, instituir normas que visem efetivar a correta separação e recolhimento dos materiais descartáveis e, por consequência, gerar renda”, acrescenta.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na