Em relação ao caso suspeito de sarampo em um adulto registrado no mês de julho, o departamento de Vigilância Epidemiológica de Monte Alto informou na manhã de ontem 22, que na primeira coleta de sangue o resultado foi positivo, constatado pelo Laboratório Adolfo Lutz.
Na terça-feira, 20, foi registrado outro caso suspeito, dessa vez, em uma criança. “No dia seguinte ocorreu o bloqueio da residência, no período da noite, pensando em encontrar os moradores vizinhos e agilizar este atendimento. As casas próximas foram visitadas, as pessoas orientadas e vacinadas”, divulgou a Assessoria de Imprensa municipal.
Ainda ontem, 22, os profissionais da saúde estiveram na Creche Paraíso, local em que a criança estuda, também para vacinação.
VACINA – “Se o munícipe não souber se já tomou a vacina, devido à falta de registro na infância, deve se vacinar mesmo assim, pois uma dose adicional não gera qualquer risco à saúde”, informa a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Micheli Deolindo Neves. “A vacina faz parte da tríplice viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola, estando disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde”, finalizou. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas que receberam transplante ou que estejam com o sistema imunológico deprimido; pessoas acima de 60 anos devem consultar um médico.