Vigilância Sanitária reforça importância da prevenção contra a dengue

Município tem dois casos suspeitos; cuidados para não haver criadouros do mosquito é necessário para conter os casos

Anualmente, a dengue é uma preocupação para a população e autoridades sanitárias. A combinação de altas temperaturas e chuvas recorrentes é favorável à proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças conhecidas como arboviroses, como Chikungunya e Zika.

Atualmente, Monte Alto possui dois casos suspeitos da doença, que ainda não foram confirmados pois os exames são realizados pelo Adolfo Lutz, em Ribeirão Preto.

Em 2020, foram 236 casos confirmados e em 2021, 16. Porém, com base nos últimos 10 anos, é possível observar um revezamento nos anos em que os casos estouram. Sendo assim, para Simone Marrubio, coordenadora de controle de endemias, a estimativa é de que, neste ano, possivelmente tenhamos uma epidemia.

A Prefeitura tem atuado para evitar locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor. Os agentes sanitários realizam vistorias diárias e, quinzenalmente, são feitos Pontos Estratégicos onde a grande quantidade de criadouros exige que a vistoria seja feita mais vezes que a rotina da “casa a casa”.

Segundo Simone, muitos munícipes tomam todos os cuidados necessários, mas ainda há uma minoria que precisa se conscientizar, principalmente sobre jogar lixos em terrenos baldios e áreas verdes.

Algumas medidas são recomendadas pelas autoridades para que a proliferação do vírus seja combatida, são elas: não ter plantas na água, furar os pratinhos de plantas ou colocar areia, ao menos uma vez por semana vasculhar o quintal para checar se não há locais que possa parar a água, manter a caixa d’água tampada e olhar semanalmente a bandeja atrás da geladeira.

No um momento em que a pandemia de Covid-19 atinge um dos seus picos, é importante saber diferenciar os sintomas causados pela dengue e pelo coronavírus. A dengue causa febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.

Aos casos suspeitos, a orientação é para que procurem atendimento médico o mais rápido possível e para que não se automediquem pois, em caso de dengue, med

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para