Vigilância Sanitária reforça importância da prevenção contra a dengue

Município tem dois casos suspeitos; cuidados para não haver criadouros do mosquito é necessário para conter os casos

Anualmente, a dengue é uma preocupação para a população e autoridades sanitárias. A combinação de altas temperaturas e chuvas recorrentes é favorável à proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças conhecidas como arboviroses, como Chikungunya e Zika.

Atualmente, Monte Alto possui dois casos suspeitos da doença, que ainda não foram confirmados pois os exames são realizados pelo Adolfo Lutz, em Ribeirão Preto.

Em 2020, foram 236 casos confirmados e em 2021, 16. Porém, com base nos últimos 10 anos, é possível observar um revezamento nos anos em que os casos estouram. Sendo assim, para Simone Marrubio, coordenadora de controle de endemias, a estimativa é de que, neste ano, possivelmente tenhamos uma epidemia.

A Prefeitura tem atuado para evitar locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor. Os agentes sanitários realizam vistorias diárias e, quinzenalmente, são feitos Pontos Estratégicos onde a grande quantidade de criadouros exige que a vistoria seja feita mais vezes que a rotina da “casa a casa”.

Segundo Simone, muitos munícipes tomam todos os cuidados necessários, mas ainda há uma minoria que precisa se conscientizar, principalmente sobre jogar lixos em terrenos baldios e áreas verdes.

Algumas medidas são recomendadas pelas autoridades para que a proliferação do vírus seja combatida, são elas: não ter plantas na água, furar os pratinhos de plantas ou colocar areia, ao menos uma vez por semana vasculhar o quintal para checar se não há locais que possa parar a água, manter a caixa d’água tampada e olhar semanalmente a bandeja atrás da geladeira.

No um momento em que a pandemia de Covid-19 atinge um dos seus picos, é importante saber diferenciar os sintomas causados pela dengue e pelo coronavírus. A dengue causa febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.

Aos casos suspeitos, a orientação é para que procurem atendimento médico o mais rápido possível e para que não se automediquem pois, em caso de dengue, medicações com ácido acetilsalicílico (AAS) podem causar hemorragia estomacal. De imediato, devem beber bastante água para promover hidratação ao organismo.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para